sexta-feira, 7 de abril de 2017

Pixote - a Lei do mais Fraco (1981)


O filme apresenta como personagem principal Pixote. Junto com outros jovens delinquentes  o menino está internado em um reformatório para menores. Na instituição  vive seus dias exposto à todo tipo de violência, logo cedo se entende que para sobreviver precisa transitar entre os extremos da violência, inclusive matar.

Cansado e temendo por sua vida após testemunhar diversos abusos (espancamentos) por parte dos adultos funcionários da instituição Pixote foge com mais três amigos. 

Destino do grupo: São Paulo. Na cidade, Pixote e seus amigos sobrevivem realizando assaltos.  Um dos amigos de fuga, Lilica,  consegue com um amigo traficante a oportunidade de o pequeno grupo partir rumo ao Rio de Janeiro para vender drogas.  Este negócio não é bem-sucedido, o grupo é passado para trás e a ainda culmina com a morte de um dos meninos. Na confusão Pixote mata a cliente picareta, praticando assim seu primeiro assassinato. 

A turminha  resolve deixar o tráfico de drogas. Neste meio tempo conhecem a  prostituta  Sueli, que abandonada pelo seu cafetão desenvolve uma parceria com os meninos Pixote, Lilica e Dito.  A parceria macabra consistia em Sueli atrair seus clientes para sua casa e durante o programa Pixote e Dito os roubavam. 

A parceria durou e rendeu muito dinheiro para o grupo, até que um dia o arranjo de sempre deu errado, um cliente estrangeiro depois de um momento de distração de Dito e Pixote avança sobre Dito. Pixote que tinha uma arma, começa a atirar e consegue ferir o estrangeiro,  porém no tumulto também mata seu amigo Dito. Segundo e terceiro assassinatos de Pixote. 

A morte de Dito desgoverna a relação entre Sueli e Pixote, pois Sueli e Dito nesta altura mantinham um relacionamento que parecia ser puramente sexual, mas fica evidente a carga afetiva quando Sueli apesar de demonstrar um carinho materno por Pixote prefere que ele se afaste após o falecimento de Dito.

O filme termina com Pixote sozinho andando pelos trilhos do trem, uma ironia pois os trilhos de trem sempre levam para algum lugar e Pixote parece não ter destino.


Resenha em Libras:


Assista ao filme completo aqui!


0 comentários:

Postar um comentário