quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Como eu era antes de você - Me Before You (2016)


O filme que lhes apresento fez muito sucesso neste ano, sobretudo com o público que leu o livro da autora Jojo Moyes, do qual se derivou. Não pretendia assisti-lo; confesso que o julguei antes mesmo de ver o Trailer. Mas equivoquei-me e, por isso, indico-o.

Trata-se de um Drama britânico, dirigido por Thea Sharrock, em que a trama se diverge do esperado (para quem não leu o livro, claro).

O roteiro apresenta Louisa Clark (Emilia Clarke), uma jovem garota que precisa trabalhar para complementar a renda dos pais que, mesmo com as dificuldades financeiras, mantêm o bom-humor e a união da família. Com a crise, a Cafeteria onde Louisa trabalhava precisou fechar e ela, por necessidade, candidatou-se à vaga de cuidadora de Will (Sam Claflin), acreditando que se depararia com algum idoso acamado.

Todavia, Will nada tem a ver com o estereótipo esperado. Ele é um jovem bem-sucedido, nascido em uma família rica, que costumava praticar esportes radicais, até sofrer um grave acidente, que o deixou tetraplégico. Pelas circunstâncias, Will apresenta um quadro de “depressão” que não o motiva continuar a viver. Até que Louisa surge, com seu jeito autêntico e descontraído, mostrando-o alternativas possíveis e adaptadas às suas limitações.

Contudo, o desfecho da trama, como eu disse anteriormente, foge do esperado, pelo fato de que somos levados à alternativa, ainda polêmica, da Eutanásia (do grego, “boa morte”) e ao questionamento acerca do direito de escolha.

Diante dessa difícil situação, Louisa é a esperança para os pais de Will (Janet McTeer e Charles Dance) que ele possa mudar de ideia, e compreende a tarefa que lhe é designada, conduzindo-a com dedicação, compreensão e, principalmente, muito amor.


Resenha em Libras:





Assista ao trailer:




0 comentários:

Postar um comentário